Skip to main content

Campanha de Conscientização e Prevenção contra o Câncer de Mama e Colo de Útero

🎀Mês destinado a prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero. É importante salientar que o SUS disponibiliza nas Unidades de referência à Saúde da Mulher tanto o exame Citopatológico conhecido popularmente como Papanicolau e a Mamografia de forma gratuita como forma preventiva no rastreamento do Câncer de Mama e Colo de Útero. Pois, estes exames quando realizados o mais precocemente possível faz com que a mulher aumente a chance de ser diagnosticada e de cura por meio dos tratamentos disponíveis e consequentemente reduz a taxa de mortalidade.

🎀 Segundo INCA (2019) o câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens e sua incidência começa a ser mais expressiva a partir dos 40 anos. A maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. No entanto, homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença.

🎀 No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.

🎀 Para o INCA (2021) o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 14,23 óbitos/100.000 mulheres, em 2019, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 16,14 e 15,08 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente.

🎀 Já com relação ao câncer de colo de útero o INCA (2020) estima 16.590 novos casos e o número
de mortes em torno de 6.596 (Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM, 2019).

🎀 Vale destacar que de acordo com o Ministério da Saúde o SUS recomenda que o exame clínico seja realizado em mulheres de 40 a 49 anos. No entanto, a mamografia quando a indicação da equipe da saúde. Para as mulheres de 50 a 69 anos a orientação é fazer o exame clínico e a mamografia a cada dois anos ou intervalos menores, dependendo do resultado da mamografia anterior. Agora os casos de mulheres com elevado risco para o câncer de mama que tem histórico familiar ou pessoal de patologia, necessitam de avaliação e acompanhamento individualizados. Dessa forma, é relevante mencionar que em todos os casos a porta de entrada para solicitar os exames é a Unidade Básica de Saúde (UBS).

🎀 A Avaliação Clínica e o Exame Citopatológico (Papanicolau) do Colo de útero estão disponíveis no SUS para as mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram relação sexual. Dessa forma, a orientação é a mesma e é preciso procurar a UBS mais próxima de sua residência para agendar a consulta.

🎀 E por fim, além do diagnóstico o SUS oferece o tratamento para os dois tumores seja por meio de mastectomias, cirurgias conservadoras e de reconstrução de mama. Já no caso de câncer de colo de útero estão disponíveis a cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Contudo é pertinente salientar que a escolha do tratamento dependerá da avaliação individual.

FONTES:
1. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Estimativa 2020: incidência do Câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2019a. Disponível em: https://www.inca.gov.br/estimativa/taxas-ajustadas/neoplasia-maligna-da-mama-feminina-e-colo-do-utero Acesso em: 05.10. 2021.
2. MIGOWSKI, A.; CORRÊA, F. Recomendações para detecção precoce de câncer durante a pandemia de covid-19 em 2021. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 23, n.1, p.235-240, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/33510/22826 (abre em nova janela). Acesso em: 05.10. 2021.
3. INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Atlas da mortalidade. Rio de Janeiro: INCA, 2021. Base de dados. Disponível em: https://www.inca.gov.br/app/mortalidade Acesso em: 05.10. 2021.