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Curso de Graduação Superior Bacharelado

Enfermagem

O curso de Enfermagem prepara o aluno para atuar de forma ética e humanizada no cuidado dos pacientes e promoção da saúde individual e coletiva. Nos anos iniciais do curso, são ministradas disciplinas teóricas, como Anatomia, Fisiologia e Imunologia. Nos anos seguintes, o curso passa a ter matérias da área da Administração, Psicologia e Sociologia. Nos anos finais do curso, aluno conta com aulas práticas em laboratórios, além do atendimento real a pacientes.

DATA DE CRIAÇÃO:  31/01/2018

O Curso de Bacharelado em Enfermagem da FAP na cidade de Presidente Dutra-MA, foi autorizado através da Portaria n° 729/MEC, de 21 de Julho de 2021, publicado no Diário Oficial da União 23/07/2021.

MODALIDADE DE OFERTA

Presencial

TURNOS

Vespertino e Noturno

CARGA HORÁRIA

4500 Horas / 10 Semestres

INVESTIMENTO

R$ 1.141,93 / mês
Até o vencimento R$ 742,25 / mês

Enfermagem é uma ciência, arte e uma prática social, indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde...

O que é a Enfermagem?
Para Horta (1968) a Enfermagem é a ciência e a arte de assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, de torná-lo independente desta assistência através da educação; de recuperar, manter e promover sua saúde, captando para isso com a colaboração de outros grupos profissionais”.

De acordo com o art. 1º da Resolução do COFEN nº 564/2017 no qual aprovar o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem como também é relevante salientar que no art. 2º deste Código aplica-se aos Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Auxiliares de Enfermagem, Obstetrizes e Parteiras, bem como aos atendentes de Enfermagem e descreve ao revisar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem – CEPE, norteou-se por princípios fundamentais, que representam imperativos para a conduta profissional.

Dessa forma, consideram que a Enfermagem é uma ciência, arte e uma prática social, indispensável à organização e ao funcionamento dos serviços de saúde; tem como responsabilidades a promoção e a restauração da saúde, a prevenção de agravos e doenças e o alívio do sofrimento; proporciona cuidados à pessoa, à família e à coletividade; organiza suas ações e intervenções de modo autônomo, ou em colaboração com outros profissionais da área; tem direito a remuneração justa e a condições adequadas de trabalho, que possibilitem um cuidado profissional seguro e livre de danos. Sobretudo, esses princípios fundamentais reafirmam que o respeito aos direitos humanos é inerente ao exercício da profissão, o que inclui os direitos da pessoa à vida, à saúde, à liberdade, à igualdade, à segurança pessoal, à livre escolha, à dignidade e a ser tratada sem distinção de classe social, geração, etnia, cor, crença religiosa, cultura, incapacidade, deficiência, doença, identidade de gênero, orientação sexual, nacionalidade, convicção política, raça ou condição social.

Vale enfocar que a Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade.

Desse modo, o profissional de Enfermagem atua com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosófico; exerce suas atividades com competência para promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os Princípios da Ética e da Bioética, e participa como integrante da equipe de Enfermagem e de saúde na defesa das Políticas Públicas, com ênfase nas políticas de saúde que garantam a universalidade de acesso, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde.

Assim, o cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar.

Conceito de Bacharel em Enfermagem

É importante mencionar que o Bacharel em Enfermagem é um profissional formado no curso do Ensino Superior em Enfermagem, no qual tem duração em média de 5 anos. Onde este Enfermeiro ingressante é habilitado para atuar em diversas áreas, no qual está regulamentada pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). É relevante salientar que este profissional pode atuar no gerenciamento de equipes e elaboração de políticas públicas de saúde.

Diante deste contexto, é sabido que a Lei nº 7.498/86 no qual dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências em artigo 11 onde descreve o Enfermeiro exerce todas as atividades de Enfermagem, cabendo-lhe:

I – Privativamente:

  1. Direção do órgão de Enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública ou privada, e chefia de serviço e de unidade de Enfermagem;
  2. Organização e direção dos serviços de Enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;
  3. Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de Enfermagem;
  4. – (vetado)
  5. – (vetado)
  6. – (vetado)
  7. – (vetado)
  8. Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de Enfermagem;
  9. Consulta de Enfermagem;
  10. Prescrição da assistência de Enfermagem;
  11. Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de vida;
  12. m) Cuidados de Enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

II – Como integrante da equipe de saúde:

  1. a) Participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;
  2. b) Participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;
  3. c) Prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;
  4. d) Participação em projetos de construção ou reforma de unidades de internação;
  5. e) Prevenção e controle sistemática de infecção hospitalar e de doenças transmissíveis em geral;
  6. f) Prevenção e controle sistemático de danos que possam ser causados à clientela durante a assistência de Enfermagem;
  7. g) Assistência de Enfermagem à gestante, parturiente e puérpera;
  8. h) Acompanhamento da evolução e do trabalho de parto;
  9. i) Execução do parto sem distorcia;
  10. j) Educação visando à melhoria de saúde da população;

Já no parágrafo único no que tange às profissionais referidas no inciso II do Art. 6º desta Lei incumbe, ainda:

  1. a) Assistência à parturiente e ao parto normal;
  2. b) Identificação das distorcias obstétricas e tomada de providências até a chegada do médico;
  3. c) Realização de episiotomia e episiorrafia e aplicação de anestesia local, quando necessária.

É pertinente salientar que conforme apontamos nas relações entre os objetivos do curso e o contexto educacional, a FAP se constitui em uma região de complexa heterogeneidade. Aspectos como as diferenças marcantes entre a capital e o interior foram considerados nos objetivos do curso, em especial na configuração de um profissional generalista, haja vista a carência na área da saúde na região de inserção, afinal, os egressos serão absorvidos por um mercado de trabalho amplo, de demanda reprimida e, conforme já destacamos, muito heterogêneo.

Além disso, na configuração das expectativas locais e regionais, o NDE considerou também o incipiente número de atividades empreendedoras e necessárias ao desenvolvimento local como as empresas particulares de cuidados de enfermagem e homecare atualmente em atividade em várias cidades do Brasil.

Assim, objetivos estão pautados como “Formação Generalista”, “Ciência de sua responsabilidade frente a sua realidade social” e “empreender em sua área”, foram delineados considerando a realidade e necessidades regionais e para tal foram estabelecidas também nas competências e habilidades (perfil do egresso) e garantidas na matriz curricular do curso.

Notadamente, há que se destacar que o profissional em Enfermagem se estabelece em necessidades que ultrapassam as questões do mercado de trabalho...

Pois sua formação está centrada em uma perspectiva de mudança social da comunidade, em especial no que tange às expectativas da saúde pública e bem-estar da população.

Assim sendo, deve-se salientar que a oferta do curso tem como prerrogativa as mudanças sociais e econômicas voltadas à comunidade de Presidente Dutra e do Centro-Maranhense, Mesorregião que vem passando nos últimos anos por transformações econômico-sociais.

Vale destacar ainda que a consciência plena da IES acerca do perfil do seu Curso de Enfermagem: sediado em uma região do Nordeste do Brasil, a qual possui uma densidade populacional suficiente para sua oferta, esse curso irá se consolidar não apenas como um meio de atender às demandas instituídas pelo contexto de mercado em que se insere, mas, e principalmente, dada a sua realidade de uma maioria de ingressantes de famílias de classe média em ascensão, formadas por cidadãos que procuram o Ensino Superior como meio de galgar melhores condições de vida para si e para outrem, esse projeto de curso não se constitui apenas como um instrumento para formar enfermeiros, mas como um meio pelo qual se é possível diminuir a distância entre os cidadãos e serviços de saúde e interferir positivamente na sociedade e no ambiente em que se constitui o próprio curso, efetivando assim o Estado Democrático e o acesso à educação superior e a todas às profissões e cargos, a que todos os cidadãos almejam e têm igual direito.

E por fim, a oferta dos cursos de graduação é importante porque amplia a visão política e cidadã de todas as cidades que compõem o interior brasileiro, além disso, tal oferta aumenta as possibilidades de emprego em instituições públicas e privadas de excelente qualidade, haja vista a própria constituição determinar os direitos de acesso à educação a todos os cidadãos como também é evidente a necessidade de ofertar um Curso de Bacharelado em Enfermagem, pois conforme pode-se verificar pelos dados estatísticos supracitados, a Faculdade Presidente Dutra (FAP) atenderá uma população de mais de 500 mil habitantes em face da cidade ser pólo de vários pequenos municípios que sequer possuem instituições públicas de ensino superior.

Objetivos do Curso

  • Formar Profissionais de Enfermagem, em nível de graduação, competentes, críticos e comprometidos com o projeto ético-político da profissão, capacitados de maneira generalista no cuidado e nas suas dimensões (gerenciamento, pesquisa e atendimento à comunidade), bem como com capacidade de empreender em sua área e cientes de seu papel frente às necessidades sociais, ambientais, políticas e culturais e comprometidos com a integralidade, equidade e universalidade do atendimento com vistas ao atendimento do Sistema Único de Saúde, da saúde complementar e da realidade social.
  • Formar profissionais generalistas com habilidades teórico metodológicas, técnico-operativas e ético políticas comprometidos com os valores e princípios norteadores da profissão e da sociedade;
  • Capacitar profissionais para o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, bem como da educação em saúde, tanto em nível individual quanto coletivo nas instâncias dos sistemas de saúde públicos e privados;
  • Formar profissionais com capacidade de empreender e inovar em sua área de atuação;
  • Fundamentar a capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas eficazes que priorizam custo/benefício;
  • Capacitar o egresso a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar e ética nas organizações de saúde e na comunidade;
  • Habilitar profissionais de enfermagem a fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e da informação nas organizações de saúde, da mesma forma que deve estar apto a ser gestor, empregador e líder nas equipes de saúde;
  • Capacitar o aprendizado contínuo e autônomo, tanto na formação, quanto na prática profissional;
  • Formar profissionais capazes de elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais de saúde;
  • Estimular a atitude investigativa na área de enfermagem como princípio, de modo a apreender, demonstrar e intervir junto aos fenômenos da realidade Social em que se insere;
  • Instrumentalizar o acadêmico para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício profissional através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
  • Fornecer ferramentas para o planejamento de carreira e posicionamento profissional para o mercado de trabalho na área de enfermagem;
  • Estimular o aperfeiçoamento profissional através de capacitação continuada;
  • Concorrer para o desenvolvimento do exercício da cidadania e do processo de democratização da sociedade brasileira e das questões socioambientais em que se insere;
  • Contribuir para o desenvolvimento da região de inserção, mediante políticas de inclusão social e de atendimento à saúde;
  • Efetivar o domínio das ferramentas de comunicação.

Notadamente, há que se destacar que o profissional em Enfermagem se estabelece em necessidades que ultrapassam as questões do mercado de trabalho...

O perfil do profissional do Curso de Enfermagem da FAP está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso de Graduação em Enfermagem da FAP no qual visa formar um:

Enfermeiro generalista, humanista, crítico, reflexivo e investigativo, com competência técnico-científica, ético-política, social e educativa, capaz de empreender e inovar em sua área, consciente de sua importância no processo de construção de uma sociedade democrática, justa e igualitária e da melhoria da saúde, considerando em especial a sua região de atuação e adaptar-se às reais necessidades do mundo do trabalho e das necessidades integrais dos seres humanos”.

Desse modo, o egresso do curso deverá:

  • Ser um enfermeiro capaz de cuidar da pessoa/família/comunidade, reconhecendo os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença, com vistas à proposição de soluções e suas implementações baseadas em conhecimento técnico-científico, no desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, proteção, reabilitação e paliação, para o cuidado integral ao ser humano;
  • Ser um enfermeiro capaz de assumir o gerenciamento do trabalho em e Enfermagem e/ou Gestão em Saúde, tomando decisões junto à estrutura institucional, com foco no atendimento às necessidades em saúde da população;
  • Ser um enfermeiro capaz de atuar como agente de transformação social pela promoção do autocuidado e de hábitos de vida com impacto na saúde individual e coletiva;
  • Ser um enfermeiro capaz de desenvolver investigação de cunho científico, empírico ou experimental, reconhecendo nessa prática a construção e a sustentação do conhecimento na área de Enfermagem;
  • Ser um enfermeiro capaz de se reconhecer como cidadão e profissional que pertence a uma categoria da área da saúde, integrante de uma equipe de saúde, atuando como agente de mudança, com princípios ético-políticos, na dinâmica institucional e nas relações sociais.

Para alcançar o perfil profissional desejado a FAP pretende desenvolver no educando competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento das ações do enfermeiro nos seus diferentes âmbitos de atuação, com capacidade para:

  • Reconhecer contextos, através da identificação de demandas, intervindo com o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo;
  • Empreender negócios voltados para o cuidar em enfermagem, propostas essas comuns e necessárias na atual conjuntura econômica e social;
  • Avaliar os resultados das ações realizadas, interpretar a aplicação das técnicas de enfermagem dentro dos padrões de qualidade e dos princípios da ética e bioética;
  • Utilizar o raciocínio lógico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica, no julgamento e tomada de decisões;
  • Dialogar, atribuir significados, conciliar e intervir na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  • Trabalhar em grupo e com profissionais de todas as áreas do conhecimento;
  • Estar apto ao trabalho em equipe multiprofissional, assumindo posições de liderança, envolvendo compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento, de forma efetiva e eficaz, tendo sempre em vista o bem-estar da comunidade;
  • Utilizar as novas tecnologias para o pleno exercício profissional, na busca de dados e informações úteis às suas atividades profissionais;
  • Participar de pesquisas, divulgando seus resultados e produzindo conhecimentos que sustentem e aprimorem a prática da enfermagem;
  • Gerenciar e assessorar órgãos, empresas e instituições na elaboração e implementação de projetos e políticas de saúde;
  • Empreender e inovar em sua área de atuação;
  • Constituir e fomentar ações de responsabilidade social e sustentabilidade.

O egresso do Curso de Enfermagem da FAP estará, assim, apto a:

  • Entender o ser humano como um todo físico, mental e social e aplicar as ações de saúde em seus níveis primário, secundário e terciário;
  • Ter uma visão pluralista da Enfermagem, compreendendo-a como um fenômeno social e processo ético e não apenas como um conjunto de técnicas que podem ser postas em discussão;
  • Empreender e inovar em sua área;
  • Propor e estabelecer ações de responsabilidade social e sustentabilidade;
  • Ter a capacidade de assumir uma postura crítica frente à Enfermagem, para adequá-la às situações social, política e econômica vigentes;
  • Desenvolver estratégias teóricas e metodológicas que permitam a superação dos limites da prática da Enfermagem, questionando e tendo uma visão crítica da realidade e compreendendo os fatos sociais em constante mutação;
  • Repensar as relações entre a Enfermagem e o exercício da cidadania, discutindo e articulando-as enquanto instrumentos de construção de uma sociedade justa, equilibrada e harmônica, concebendo a qualidade de vida como direito de todos;
  • Estabelecer um relacionamento pleno de compreensão e solidariedade entre paciente/profissional e seus familiares e tendo presentes os valores da educação para a saúde;
  • Entender a realidade da saúde local e sua conexão com a realidade brasileira, nos aspectos políticos, socioeconômicos e assistenciais;
  • Responder às especificidades regionais de saúde, através de intervenções planejadas estrategicamente nos níveis da promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, dos familiares e da comunidade.

Atuação Profissional

A enfermagem pode atuar em diversas áreas dentre elas temos:

  1. Assistência: estes profissionais podem prestar assistência de enfermagem na área hospitalar, na atenção primária, em clínicas e outros serviços como, empresas, repartições públicas etc.
  2. Docência: os enfermeiros também desenvolvem atividades de ensino em Cursos de Enfermagem de nível médio/técnico e ainda podem ser professores de ensino superior nas Instituições de Ensino Superior.
  3. Gestão: nesta função se encontra: os gestores em nível estadual, municipal (secretários de saúde e coordenadores de programas), os gerentes dos serviços de enfermagem das unidades hospitalares, como por exemplo: Centro Cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva, Serviço de Hemodiálise, Pronto Socorro e demais unidades dos hospitais e outros serviços como, por exemplo, dos Centros e Unidades Básicas de Saúde e das Equipes da ESF – Estratégia Saúde da Família, bem como dos próprios negócios empreendidos no que tange a área privada do cuidado e assistência em Enfermagem.

Cabe salientar que o enfermeiro pode ainda exercer diversas funções como: diretor de hospitais e de Centros de Ciências da Saúde das Universidades. No entanto, este é apenas um demonstrativo do leque de campos em que o enfermeiro pode atuar, desenvolvendo diversas atividades laborais.

E por fim, as atribuições do profissional enfermeiro são amparadas pela Lei do Exercício Profissional nº 7.498/86, do Decreto nº 94.406/87 e do Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) que foi reformulado pela Resolução COFEN nº 564/2017 e entre outros decretos e resoluções importantes nos quais o enfermeiro é regido como já foi mencionada.

Perfil Profissional: Flexibilidade em Função de Novas Demandas do Mundo do Trabalho na Expectativa Futura da Profissão

Para compor o Perfil Profissional do Egresso e os demais aspectos que compõem a formação do (a) enfermeiro (a) da FAP, o NDE do curso considerou a diferença primordial entre profissão e carreira.

Sabe-se que, foi primordial o ajuste entre o perfil, objetivos e as garantias de cumprimento destes que se darão por meio de disciplinas e conteúdos estudados e discutidos ao longo do curso. Dessa forma, conforme poderá se vislumbrar tanto nas competências do perfil do egresso como nos conteúdos do próprio curso, houve uma preocupação para com o planejamento e assentamento da carreira dos alunos.

Além disso, vale destacar que um projeto não pode ser plenamente engessado, ou seja, deixa-se neste documento o afã de acompanhar o desenvolvimento da sua aplicação de modo que há qualquer tempo possa-se inserir novas expectativas ao perfil do egresso ou a outros aspectos que compõem o documento, conforme as necessidades reais do curso e dos alunos.

Assim, conforme poderá ser vislumbrado a seguir, o perfil profissional do egresso delineado para o curso de Bacharelado em Enfermagem da FAP foi construído em uma relação contínua com os objetivos para o curso que estabelecem a consciência com as adaptações ao mundo do trabalho, próprio da sociedade globalizada.

Portanto, com o advento da Pandemia do COVID-19 nós docentes do curso da enfermagem podemos dizer que vivenciamos a escassez de profissionais na área de Enfermagem principalmente enfermeiros habilitados na formação intensivista e emergencista na UTI`s seja nos hospitais públicos de referência e privados como também no e no APH do SAMU, pois, muitos dos profissionais ficaram doentes (afastaram do trabalho devido o isolamento) e até mesmo os que foram a óbito pela patologia citada como também essas instituições tiveram que contratar profissionais sem as devidas qualificações e/ou experiência nestas áreas de especialidades supracitadas no qual são necessárias para dar uma continuidade de uma  assistência qualificada, humanizada aos pacientes críticos. E com isso, tivemos escassez de recursos humanos e instrucionais nestas duas áreas citadas na qual prejudicou bastante a assistência dos pacientes.

Contudo, é importante que os docentes do curso relatem e está informação aos futuros profissionais enfermeiros ingressantes para os quais tiverem interesse e/ou aptidão para trabalhar nestas especialidades e que com isso, invistam em sua formação profissional por meio de Cursos de Pós-Graduação (Lato Senso) nestas duas áreas supracitadas.

Certificados

  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Documentação para Matrícula

  • Cópia do Histórico Escolar
  • Cópia de documento original com foto
  • Cópia de Comprovante de Residência (do mês atual)

Profa. Enfª. M.Sc. Luciana Stanford Baldoino

Enfermeira pela Universidade de Pernambuco (UPE – FENSG, Brasil, 2000),
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa-Portugal (2013) e revalidada pela UNICAMP (Campinas-SP, Brasil, 2014).
Especialista em Docência do Ensino Superior Educacional (Faculdade IESM, Timon-MA, Brasil, 2018),
Especialista em Supervisão e Gestão Educacional (Faculdade IESM, Timon-MA, Brasil, 2018),
Especialista em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas (FAR, Teresina-PI, Brasil, 2010),
Especialista em Programa Saúde da Família (CESED FACISA, Campina Grande-PB, Brasil, 2006),
Especialista em Educação Profissional Área: Enfermagem (UFPI, Brasil, 2004),
Especialista em Pneumologia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio de Arouca (ENSP-FIOCRUZ, Rio de Janeiro, Brasil, 2004