Skip to main content

NPJ - Núcleo de Práticas Jurídicas

Onde estudantes de direito podem aplicar os seus conhecimentos

1. O que é o NPJ?

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) é um órgão onde estudantes de Direito, geralmente do sétimo ou oitavo período, têm a oportunidade de praticar todo o conteúdo teórico aprendido até então.

É uma espécie de estágio onde os alunos prestam atendimento ao público gratuitamente, em um “escritório de advocacia” estruturado dentro das faculdades de direito.

Desta forma existe um ambiente que simula a realidade fora da faculdade, com casos e clientes reais, para que o aluno exercite de forma prática seu aprendizado sob a supervisão de professores especialistas.

2. como funciona?

Os alunos desenvolvem atividades não só referentes à advocacia, mas à magistratura, Ministério Público e outras áreas jurídicas, além de atender o público. É neste momento que o aluno começa a entender toda a dinâmica e os ritos relacionados com o lide jurídico e com o atendimento aos clientes.

Entre as tarefas, estão a participação em sessões e audiência, redação de peças processuais, visitas a órgãos judiciários, arbitragens e conciliação. Todas as atividades são sempre orientadas pelo coordenador do Núcleo, que costuma ser um dos professores de direito da instituição.

3. Qual o objetivo?

A partir do exercício do estágio supervisionado o atendimento da comunidade no Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ, mas desde o início do curso a partir do contato com componentes curriculares que buscam aproximar e prestar serviços à comunidade: as Práticas Interdisciplinares.